Quando se fala em aprendizagem, é comum levar o debate para as metodologias, a atuação dos professores ou o engajamento dos estudantes. Mas qual é o papel dos gestores e de toda a comunidade escolar na eficácia da aprendizagem?
O Centro de Referência em Educação Integral (Crei) desenvolveu uma extensa revisão bibliográfica sobre os fatores preditivos de eficácia escolar no Brasil. Muitos deles enfatizam a relevância do clima escolar e da relação entre todos os atores:
– Cultura de colaboração profissional (colaboração entre gestores e professores)
– Perfil do professor
– Liderança profissional
– Clima escolar
– Gestão participativa
– Práticas pedagógicas
– Envolvimento das famílias e da comunidade
– Infraestrutura mínima adequada
– Avaliação e autoavaliação articuladas
– Condições laborais adequadas
– Articulações e parcerias locais
A conexão entre os gestores, os professores, as famílias e até mesmo as parcerias locais é fundamental para o sucesso escolar, bem como o clima escolar, a cultura de colaboração e as lideranças com clareza do propósito da escola. O ambiente escolar não é apenas um fator benéfico para a aprendizagem, ele pode ser o principal fator para garantir a aprendizagem.
Mas o ambiente não se faz só dentro da escola. Fazer parte de uma comunidade escolar conectada e colaborativa é fundamental para garantir o clima de colaboração e o incentivo mútuo. Quando os estudantes participam de um ambiente colaborativo, dentro e fora da escola, eles assumem mais responsabilidade pela própria aprendizagem. Eles são encorajados a definir metas, fazer escolhas educacionais e assumir a responsabilidade por seus resultados acadêmicos.
Quando se sentem parte de uma comunidade escolar onde têm voz e participação ativa nas decisões e nas atividades, eles tendem a se envolver mais no processo de aprendizagem. Isso resulta em maior motivação para aprender e melhorar a participação em sala de aula.
Um ambiente inclusivo, onde todos os estudantes se sentem respeitados e onde queiram estar, é a melhor garantia para a obtenção do melhor resultado.
Referências bibliográficas
ANDRADE, J. P.; COSTA, N.; WEFFORT, H. F. Currículo e Educação Integral na prática: uma referência para estados e municípios. Cadernos 1 e 2. Plataforma de Metodologia de Currículo para a Educação Integral. São Paulo: Centro de Referência em Educação Integral/British Council, 2019.
ANDRADE, J. P. (Org). Aprendizagens visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula. São Paulo: Panda Educação, 2021.