Especialistas preveem um grande crescimento no uso de realidade virtual e aumentada em educação nos próximos cinco anos, desde o ensino fundamental até o superior. Sua escola está preparada para essa tendência?
Realidade virtual e aumentada são dois termos que aparecem com frequência em palestras, textos e discussões nos dias de hoje. Já ouvimos falar de gadgets como Oculus Rift, Gear VR, Google Glass e HoloLens. Mas qual é exatamente a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada, bem como suas aplicações?
A realidade aumentada é um recurso que busca aproximar o usuário do produto ou ferramenta em questão. Seu uso é frequente na publicidade e em jogos mobile, onde incorpora o uso da câmera do celular aos recursos mais tradicionais dos jogos e conteúdos digitais.
Sua escola já deve estar experimentando o uso de realidade aumentada a partir dos conteúdos do Guia da Família, do UNOi. Para o ano que vem, o PROJETOi, voltado para alunos de Ensino Fundamental – Anos Finais, também oferecerá recursos em realidade aumentada.
Já a realidade virtual é a imersão total do usuário em um ambiente virtual, onde o computador “engana” os sentidos humanos através da indução de efeitos visuais, sonoros e até mesmo táteis. É necessário tanto o uso de dispositivos (óculos de realidade virtual e fones de ouvido) quanto o de um software de simulação.
Um exemplo de aplicação da Realidade Virtual são simuladores de esportes radicais, automobilismo ou parques de diversão (montanha-russa). Nesses “jogos” virtuais o usuário tem a possibilidade de sentir a experiência (o “frio na barriga”) mas está completamente em segurança, em um assento ou ambiente confortável.
Existe uma infinidade de aplicativos de realidade virtual que podem ser baixados em computadores e smartphones, verdadeiras bibliotecas de vídeos, jogos e outras atividades imersivas. Esses aplicativos podem ser ferramentas incríveis para desenvolver com os alunos de sua escola. Comece hoje mesmo!