Hoje, queremos desmistificar uma ideia que, muitas vezes, transforma-se em culpa e frustração para pais e responsáveis: a falta de familiaridade deles com o inglês. Ainda que pais e responsáveis devam estar sempre atentos e comprometidos com o desenvolvimento das crianças, isso não significa que eles têm responsabilidade sobre o processo de aprendizagem proporcionado por uma escola com um programa bilíngue.
“Mas como os pais e responsáveis podem estimular o aprendizado se eles não falam inglês?”
Confira algumas dicas e veja como a escola pode orientar a família sobre essa questão!
#DICA 1
É importante que os pais e responsáveis acompanhem as crianças no momento de realizar as tarefas de casa sem se preocupar em ter todas as respostas. A ideia é estar junto, sem ter a responsabilidade de solucionar as atividades. Dessa forma, é possível até aprender o idioma enquanto se divertem juntos.
#DICA 2
Para incentivar o contato com o idioma, a família pode apostar em músicas e conteúdos que tenham legenda. Assim, é possível unir aprendizado e lazer!
#DICA 3
Outra ideia é pedir para as crianças, na hora do estudo, assumirem o lugar do professor! Além de ser uma brincadeira divertida, permite que os alunos tenham a oportunidade de compartilhar conhecimento e praticar o conteúdo assimilado em sala de aula.
#DICA 4
Sugira que a família mantenha contato frequente com os professores. Assim, é possível compartilhar experiências e garantir que o acompanhamento da criança está sendo feito de maneira integral: em casa e na escola.
É fundamental esclarecer que pais e responsáveis não precisam ser bilíngues para que seus filhos tenham essa oportunidade. O importante, na verdade, é que se proponham a estimular, acolher e acompanhar esse incrível processo de aprendizagem e desenvolvimento.