• Nossa Solução
    • Pedagogias Líquidas
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
        Anos Iniciais
      • Ensino Fundamental
        Anos Finais
      • Ensino Médio
    • Conectividade
      • Consultoria Pedagógica
      • Marketing Educacional
      • Tecnologia Educacional
    • Inteligência de Dados
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
  • Blog
  • Já sou UNOi
    • Sou Estudante
    • Sou da Família
    • Sou da Escola
Compre Aqui Seja UNOi
  • Nossa Solução
    • Pedagogias Líquidas
      • Pedagogias Líquidas
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental Anos Iniciais
      • Ensino Fundamental Anos Finais
      • Ensino Médio
    • Conectividade
      • Conectividade
      • Consultoria Pedagógica
      • Marketing Educacional
      • Tecnologia Educacional
    • Inteligência de Dados
      • Inteligência de Dados
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
  • Blog
  • Já sou Unoi
    • Sou Estudante
    • Sou da Família
    • Sou da Escola
Compre aqui Seja UNOi
Pedagogias Líquidas | Ensino Fundamental Anos Finais

Bagagem para
o futuro

Novos professores, novas responsabilidades, mudanças físicas, neuronais e muitos questionamentos: essa etapa demanda dos estudantes bastante flexibilidade e autorregulação.

O UNOi promove uma aprendizagem dinâmica, que desmistifica o erro e valoriza as conquistas individuais e coletivas.

O que é "Phygital"

O mundo agora é “phygital”, e a escola também deve ser, adaptando-se a essa nova realidade. Esse termo se refere ao encontro do físico e do digital, que oferece uma experiência híbrida e fluida entre esses dois cenários. O UNOi utiliza esse conceito para promover uma experiência completa e integrada entre os materiais impressos e a plataforma digital, visando a proporcionar aos estudantes experiências cada vez mais interativas, personalizadas e conectadas com as tecnologias do dia a dia, e trazendo mais autonomia, flexibilidade e versatilidade.

botão Conheça a jornada do estudante UNOi

Recursos Curriculares

Solidificar a assimilação de conceitos e o desenvolvimento de habilidades constitui parte dos objetivos fundamentais dos Anos Finais do Ensino Fundamental, uma etapa que também busca preparar os alunos para a integração em diversas esferas da sociedade, incluindo a tecnológica, a cultural e a da cidadania.

Com a intenção de facilitar uma transição serena e positiva para o Ensino Médio, o UNOi emprega uma variedade de recursos que enfatizam os princípios éticos e sustentáveis. Esses recursos não apenas auxiliam na capacidade de interação dos indivíduos com a sociedade, mas também promovem um desenvolvimento integral.

Módulos impressos com versão digital interativa acrescida de multimídias. Cada unidade abre com imagem e perguntas disparadoras e se encerra com uma seção de autoavaliação, que retoma os principais conceitos estudados, além de dar orientações, caso algum tópico precise ser revisto. Conheça as especificidades de cada disciplina a seguir.

  • Livros digitais para os estudantes, com atividades interativas e conteúdo multimídia.
  • Propostas de aulas ativas no conteúdo curricular, com temas interligados à revista do PROJETOi.
  • Programas que desenvolvem habilidades socioemocionais e cognitivas.
  • Conteúdo exclusivo de Educação Física sobre diversas modalidades.
  • Programa que desenvolve o letramento digital e as habilidades de programação.
  • Projetos atitudinais que promovem a conscientização em relação à sustentabilidade, às culturas africanas e aos povos indígenas.
botão ver uma amostra Veja uma
amostra

Módulos do estudante

Módulos impressos com versão digital interativa acrescida de multimídias. Cada unidade abre com imagem e perguntas disparadoras e se encerra com uma seção de autoavaliação, que retoma os principais conceitos estudados, além de dar orientações, caso algum tópico precise ser revisto. Conheça as especificidades de cada disciplina a seguir.

botão ver uma amostra Veja uma
amostra

PROJETOi

Já se sabe que a atenção e a memória dependem do interesse: não há aprendizado se os estudantes não estiverem engajados. O PROJETOi abraça essa premissa, ao selecionar momentos do conteúdo curricular para propor aulas diferentes, que fazem uso de diversas estratégias e metodologias ativas e deslocam o estudante para o centro do processo de ensino-aprendizagem. Os temas são envolventes e estão interligados às matérias da revista PROJETOi, que tem visual e linguagem atraentes para os estudantes. O PROJETOi explora, ainda, o letramento transmídia, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de compreender, interpretar e criar conteúdos que se estendem em diferentes mídias, como filmes, quadrinhos, áudios etc.

botão ver uma amostra Veja uma
amostra

Pré-Médio

Para atenuar o volume de conteúdo a ser trabalhado no Ensino Médio e abrir espaço para um período de revisão no 3º ano, muitas escolas antecipam para o 9º ano do Ensino Fundamental alguns conteúdos do 1º ano do Ensino Médio. No UNOi, as escolas podem escolher a grade que contempla a entrega de módulos de Biologia, Física e Química.

Media Lab *

Ensino fundamental – anos finais

O Media Lab é um espaço de criação para as novas mídias. Um laboratório focado na inovação, preparado com tudo aquilo que é necessário para a produção de conteúdos que conversem com as plataformas que os alunos mais utilizam. Na hora de fazer a inspiração virar realidade, nossos equipamentos apoiam os alunos na produção de fotografias, podcasts, vídeos e muito mais.

*O modelo pode variar de acordo com o contrato.
  • Equipamento de áudio
  • Equipamento de vídeo
  • Iluminação
  • Ferramentas complementares
84,2%

reconhecem que o Media Lab agrega valor ao dia a dia escolar*

*Dados coletados em pesquisa realizada com escolas UNOi em novembro/2022.

Programas

Aprender a pensar

6º e 7º ANOs

Neste programa, os estudantes são estimulados a pensar sobre o funcionamento do próprio pensamento. Eles passam a entender de que modo aprendem melhor, como funciona a memória, qual é a influência das emoções na aprendizagem e como podem administrar os próprios pensamentos e ter mais flexibilidade cognitiva.

Aprender a ser

6º ANO

Muitas vezes, as crianças não sabem reconhecer e identificar as próprias emoções. Este programa desenvolve o autoconhecimento, instrumentalizando os estudantes a reconhecer, valorizar e compreender suas emoções.

Aprender a filosofar

6º e 7º ANOs

As palavras servem para quê? Quando somos livres? Existe alguém normal? Por meio de problemas filosóficos como esses, as crianças são estimuladas a dialogar sobre temas variados, conhecendo a história da Filosofia e alguns de seus questionamentos clássicos.

Turing: a lógica de programação

6º E 7º ANOS

Este programa desenvolve o pensamento computacional e o letramento digital. Os estudantes aprendem o que são algoritmos, como debugar programas simples e como usar a tecnologia de modo seguro e respeitoso. Aprendem, ainda, a criar, organizar, armazenar, manipular e recuperar conteúdos digitais e desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e raciocínio lógico.

Projetos atitudinais

Para formar cidadãos, é preciso ir além dos conteúdos conceituais. Os Projetos Atitudinais promovem a interação entre os saberes e as experiências dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atitudes éticas e sustentáveis.

  • Viver Pindorama
  • África: celebração da sua cultura

Viver Pindorama

Por meio de jogos, brincadeiras, músicas, danças, histórias e práticas culturais, este projeto – temático e não seriado – propõe a valorização dos povos indígenas e de suas contribuições, de ontem e de hoje, na formação das culturas e das identidades brasileiras. O projeto pretende construir uma imagem plural dos povos indígenas, dando visibilidade aos povos que vivem no Brasil e despertando nossa empatia diante de suas lutas, seus costumes e seus valores.

África: celebração da sua cultura

Aprender sobre e valorizar as diversas culturas africanas e suas contribuições para a formação das culturas e das identidades brasileiras é conhecer nossa própria história. O projeto mostra a África em uma perspectiva isenta de exotismo e estereótipos, abordando os temas pertinentes a partir de vivências e práticas culturais. Projeto digital, não seriado.

Família, escola, UNOi: ideias para educar hoje

Por vezes, as famílias questionam as práticas pedagógicas, pois gostariam que os professores atuassem do mesmo modo de quando eram estudantes. Há, também, pais que gostariam muito de contribuir para a educação dos filhos, mas não sabem como fazer isso da melhor forma. Pensado para ajudar as famílias, este guia apresenta uma coletânea de textos e vídeos de especialistas sobre os assuntos mais relevantes na educação contemporânea.

Por vezes, as famílias questionam as práticas pedagógicas, pois gostariam que os professores atuassem do mesmo modo de quando eram estudantes. Há, também, pais que gostariam muito de contribuir para a educação dos filhos, mas não sabem como fazer isso da melhor forma. Pensado para ajudar as famílias, este guia apresenta uma coletânea de textos e vídeos de especialistas sobre os assuntos mais relevantes na educação contemporânea.

 
botão ver uma amostra Veja uma
amostra

Educação Bilíngue

A abordagem Clil (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem) promove o ensino da língua estrangeira integrado à aprendizagem de outros conteúdos. Isto é, o idioma não é estudado de forma isolada, ele é aplicado no processo de ensino-aprendizagem de outras disciplinas, como Matemática, Geografia e Artes, por exemplo. Isso permite que os estudantes adquiram, ao mesmo tempo, habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas acadêmicas.

botão ver uma amostra Veja uma
amostra

Para o estudante

A proposta bilíngue dos Anos Finais é bastante flexível. Entre 13 módulos disponíveis, a escola pode escolher 12, a depender do nível de proficiência dos estudantes e da carga horária a ser dedicada. Os módulos do estudante apresentam quatro seções integradas a diversas áreas do conhecimento, incluindo textos, atividades e propostas estruturadas de leitura e de produção textual, além de atividades mão na massa. Há, também, uma seção de autoavaliação e seções finais de leitura e escrita. Na versão digital, os estudantes acessam áudios, jogos e outros recursos multimídia.

Para o professor

O Teacher’s Guide conta com a reprodução das páginas do módulo do aluno e as orientações didáticas, o Scope and Sequence de cada módulo, as faixas e as transcrições de áudio, os textos com atividades (Digital Reading) e as reproduções das imagens trabalhadas em cada módulo. O professor conta, ainda, com fichas para realizar uma avaliação formativa e um banco com diferentes estratégias e propostas de atividades.

PEGAGOGIAS LÍQUIDAS
Educação Infantil
PEGAGOGIAS LÍQUIDAS
Educação Infantil
PEDAGOGIAS LÍQUIDAS
Ensino Fundamental
Anos Iniciais
PEDAGOGIAS LÍQUIDAS
Ensino Fundamental
Anos Iniciais
PEDAGOGIAS LÍQUIDAS
Ensino Fundamental
Anos Finais
PEDAGOGIAS LÍQUIDAS
Ensino Fundamental
Anos Finais
PEDAGOGIAS LÍQUIDAS
Ensino Médio
PEDAGOGIAS LÍQUIDAS
Ensino Médio
UNOi: formando indivíduos capazes de enfrentar os desafios do hoje e do amanhã Vamos juntos escrever esta história?
Nossa Solução
  • Pedagogias Líquidas
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
      Anos Iniciais
    • Ensino Fundamental
      Anos Finais
    • Ensino Médio
  • Conectividade
    • Consultoria Pedagógica
    • Marketing Educacional
    • Tecnologia Educacional
  • Inteligência de Dados
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
    • Ensino Médio
Blog

Já sou UNOi

  • Sou Estudante
  • Sou da Família
  • Sou da Escola

Institucional

  • Código de Ética
  • Código de Ética Prisa
  • Código Fornecedores
  • Aviso de Privacidade
  • Solicitação de Dados
  • Canal de Denúncias

Assine nossa newsletter!

Um jeito fácil e prático de acompanhar tudo o que preparamos para você!

Rua Padre Adelino, 758
Quarta Parada, São Paulo, SP

0800 770 3004
De segunda a sexta-feira, das 08hs às 18hs
unoi.com.br
Uma solução da
Política de Privacidade Termos de Uso
Seja UNOi Compre aqui
Uma solução da
© UNOi 2025 - Todos os direitos reservados
Design por Megalo