Diagnosticar os aprendizados pode ser ainda mais desafiador na primeira infância, mas as intervenções são, também, mais necessárias para garantir que a transição para o Ensino Fundamental seja a mais tranquila possível.
A Sondagem da Educação Infantil foi idealizada para ser um insumo pedagógico de apoio para a escola e a família. As escolas parceiras contam com um instrumento de diagnóstico do aprendizado que permite o acompanhamento do desenvolvimento das crianças do último ano do Ensino Infantil (5 anos), facilitando o processo de transição para o Ensino Fundamental, por meio de dois eixos de atividades distintas, sendo organizada em dois ciclos:
Tanto as Matrizes dos Campos de Experiência quanto as atividades de Fundamentos da Literacia Emergente foram desenvolvidas pautadas nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC.
Assim, é possível enxergar as aprendizagens alcançadas de forma ampla e, ao mesmo tempo, objetiva, revelando os padrões individuais dos processos de cada criança.