Qual a proposta de valor oferecida pela sua escola à comunidade em que ela está inserida? Por que os pais ou alunos escolheriam a sua instituição em vez de outras semelhantes? Um dos fatores decisivos pode ser a solução educacional oferecida.
Para entregar um aprendizado de qualidade em vários níveis, você precisa utilizar os recursos que estão disponíveis como método para alcançar seus objetivos. Existem diversas alternativas no mercado, então é preciso se aprofundar nessa questão.
O termo solução educacional pode ser usado em contextos que fogem da gestão escolar, como no oferecimento de cursos corporativos e treinamentos. Neste artigo, vamos falar sobre aquelas soluções que podem ser usadas para aprimorar a entrega de uma instituição de ensino básico.
Veja a seguir as principais diferenças entre os variados tipos de soluções educacionais que existem:
Sistema de ensino tradicional
Um sistema de ensino tradicional se encarrega de suprir a escola com uma metodologia que pode ser aplicada para aprimorar a sua gestão educacional, além de trazer materiais prontos para serem utilizados em sala de aula.
Trata-se de uma definição bastante abrangente, já que determinados sistemas de ensino podem ser mais ou menos completos. Isso reforça a importância de sempre verificar cuidadosamente o que cada solução oferece antes de uma contratação.
Oferta de plataformas educacionais
Geralmente, esse tipo de solução tecnológica oferece uma única entrega na forma de uma plataforma administrativa ou educacional. É o caso de um LMS (learning management system, ou sistema de gerenciamento de aprendizado).
Esse tipo de solução serve para otimizar vários aspectos da gestão escolar. Algumas soluções vão desde a organização das finanças até a disponibilização de materiais para os alunos conferirem e exercícios para realizarem em casa.
Programa de inteligência emocional
Trabalhar a inteligência emocional dos alunos é algo muito importante para o desenvolvimento e o bem-estar deles. Como forma de atender a essa demanda, também existem programas focados em potencializar esse aspecto das escolas.
O objetivo é desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar por meio do trabalho com emoções e inteligência. Alguns dos impactos positivos disso é a melhoria da aprendizagem, melhora nas relações interpessoais e o controle da indisciplina.
Programa bilíngue
Quando se fala a respeito de sistemas de ensino, também vale a pena lembrar da existência de programas educacionais especiais, como é o caso dos bilíngues. Um programa bilíngue geralmente pode se encaixar a um sistema de ensino já implementado.
O principal diferencial desse recurso é que o idioma é tratado como meio de acesso a temas que despertem o interesse dos alunos e sejam fundamentais para o seu desenvolvimento. Ou seja, há uma integração do idioma à língua materna.
Solução educacional completa
Uma solução educacional completa se sustenta em pilares que contribuam para uma educação integrada e coesa.
Esse tipo de solução se baseia em metodologias consolidadas e traz recursos físicos e digitais que possibilitam essas práticas metodológicas. Ela também pode se fundar em uma matriz de competências e habilidades, que servem de fio condutor para todo o trabalho que será desenvolvido na escola.
Isso vai além de oferecer material didático: soluções educacionais completas normalmente criam um ambiente propício na escola para que seu projeto pedagógico seja aplicado com excelência, trabalhando com a formação de professores e promovendo uma cultura avaliativa, por exemplo.
Ao entender as particularidades dos principais tipos de soluções educacionais, você já está mais qualificado para optar por aquelas que atendem ao que sua instituição de ensino precisa. Lembre-se de analisar cuidadosamente a proposta de cada alternativa e monitorar sua implementação.