Alunos capazes de se comunicar em mais de uma língua tendem a ser mais preparados para um mundo globalizado e cada vez mais exigente. Você já parou para pensar sobre o valor do ensino bilíngue para a aprendizagem?
Segundo pesquisa da Catho, menos de 3% da população brasileira tem fluência em inglês. Quando consideramos apenas pessoas que falam outra língua além da materna, esse número sobe apenas para 5%. Os levantamentos também mostram o quanto pode ser vantajoso falar um segundo idioma: pessoas bilíngues tendem a ganhar 52% mais.
Nesse cenário, fica nítido o quanto pode ser valioso falar mais de um idioma. É ainda melhor quando esse domínio vem desde cedo, da fase escolar. Ter uma disciplina voltada ao ensino da língua não é a única forma de incluí-la na estratégia pedagógica.
Como funciona o ensino bilíngue?
Em essência, ensino bilíngue significa que esse idioma é aprendido de forma integrada às demais disciplinas escolares. Ou seja, é como se a língua não fosse aprendida diretamente, mas sim servisse de instrumento para aprender outros temas.
Dessa forma, o aprendizado de um idioma estrangeiro não fica condicionado apenas às mecânicas da sua gramática e ortografia. Em vez disso, a abordagem é mais prática e integrada ao dia a dia dos alunos conforme a necessidade do contexto.
Esse também é um modelo diferente da tradicional escola de inglês ou da escola internacional (que têm todas as suas aulas em outro idioma). O ensino bilíngue tem como principal característica integrar o aprendizado do idioma nas demais disciplinas.
Por que o ensino bilíngue é valioso?
Uma escola que passa a trabalhar com ensino bilíngue também passa a oferecer uma facilidade bastante atrativa para os pais dos alunos em comparação a alternativas como a escola de idiomas, que é outro tipo de solução. Eles não precisarão se preocupar com essa matrícula, representando não só uma economia como também uma conveniência.
O ensino bilíngue também pode ser decisivo para os alunos conquistarem oportunidades profissionais de maior qualidade no futuro. O domínio prático do idioma é um diferencial bastante valioso em praticamente todos os mercados.
Aprender uma língua estrangeira pode não ser uma tarefa muito fácil e, por isso mesmo, essa é uma atividade que demanda do aluno uma maior capacidade de concentração para entender novas regras e lógicas de comunicação.
É por isso que o ensino bilíngue também forma alunos mais concentrados e com capacidade de desempenhar atividades da melhor maneira possível, tornando-se mais produtivos e interessantes para o mercado profissional.
Tendo em vista os benefícios trazidos pelo ensino bilíngue, fica nítido o quanto ele pode ser positivo para o desenvolvimento dos alunos. Trata-se de um modelo que requer o devido preparo para ser implementado, mas que pode se adaptar a múltiplas estruturas diferentes.