Cultura maker, também conhecida por movimento maker, é uma extensão do movimento Do It Yourself (“faça você mesmo”), criado pelo autor norte-americano Dale Dougherty. A ideia por trás do movimento é que todos somos capazes de criar, inovar, enfim, fazer. É uma valorização da criatividade e da noção de que a melhor maneira de aprender é “colocando a mão na massa”.
Como objetivos por trás da fomentação da cultura maker nas escolas, podemos destacar:
– Permitir que o aluno seja protagonista de seu aprendizado e desenvolvimento.
– Estimulá-lo a realizar atividades práticas que contribuirão para a solução de problemas.
– Desenvolver a criatividade e o pensamento “fora da caixa” nos alunos.
– Conscientizar o aluno sobre o uso inteligente e sustentável dos recursos físicos.
– Fazer com que os alunos percebam a importância do trabalho colaborativo.
– Ensinar valores como liderança e empreendedorismo.
O UNOi educação nasceu com duas frentes muito claras: a mudança nos papéis de aluno e de professor e o uso da tecnologia. Ambas as frentes têm implicado em diferentes graus de reinvenção de nossas escolas parceiras. Com o tempo, essas frentes naturalmente se desdobraram em outros dois valores também muito caros a nós: a consideração das metodologias ativas – desde a concepção dos recursos até a implementação em sala de aula – e o incentivo à cultura maker em nossas escolas parceiras.
Dentro desse universo, uma das principais novidades do UNOi educação para o ciclo atual é o Espaço Maker. Composto por itens como mobiliário, ferramentas, kits de eletrônica e máquinas (Microrretífica e Impressora 3D), o Espaço Maker tem como objetivo estimular que nossas escolas parceiras ofereçam, a seus alunos, os recursos para que possam colocar suas ideias em prática.
Além de oferecer a infraestrutura necessária para a prática maker, o Projeto UNOi também propõe às escolas parceiras atividades maker integradas aos projetos curriculares, do Grupo de 5 anos ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Os recursos maker do Projeto UNOi são oferecidos de forma contextualizada como parte do TRAJETOi, um recurso de aprendizagem interdisciplinar que busca promover a autonomia dos alunos através de propostas estruturadas dentro dos temas definidos na Matriz UNOi. O professor recebe todo o amparo conceitual necessário para preparar o ambiente, aplicar os recursos e realizar a mediação com seus alunos.