Desenvolver as práticas de sala de aula de forma a envolver os alunos em um processo de construção da aprendizagem nos faz, enquanto educadores, repensar na educação e em suas metodologias. Como professora do 5º ano do Ensino Fundamental, trabalhar as Metodologias Ativas em sala de aula não significa criar coisas novas ou invencionices em sala de aula, mas repensar que existem diversas formas de aprender, de ensinar e de permitir ao aluno ser agente do conhecimento, da busca pela informação. O projeto Cultivando Cidadania e Democracia tem o objetivo de despertar nos alunos o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais, e a importância do voto no processo democrático.
A partir dos estudos sobre a Independência do Brasil, percebeu-se a necessidade de ampliar a aprendizagem dando mais significado ao ensino de História. Essa temática instiga o debate sobre a importância de se conhecer mais amplamente a Constituição Brasileira, essencial à formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Aplicando a metodologia da aula invertida, os alunos adquiriram conhecimentos prévios sobre Constituição e Cidadania pesquisando textos e vídeos disponíveis na Plataforma UNOi. Em sala de aula, a abordagem desse conteúdo não ficou exclusivamente a critério do professor, que atuou apenas na mediação de discussões, debates, interação, colaboração e troca de informações.
Ao longo do projeto, pensando no processo de ensino-aprendizagem e utilizando os recursos digitais, os alunos fizeram pesquisas para fundamentar a argumentação e auxiliar na elaboração de leis para aprovação e aplicação no ambiente da sala de aula. O envolvimento e a interatividade dos alunos deram significância à aprendizagem a partir do momento em que eles conseguiram compreender, na prática e no contexto do microcosmo de uma sala de aula, a importância da democracia no sistema político de um país. Os alunos vivenciaram todas as etapas do projeto e, ao final do processo eleitoral, os pequenos eleitores demonstraram maturidade e consciência no exercício do direito ao voto e na responsabilidade de cada cidadão no cumprimento das leis.
Acreditamos que a Educação se faz no APRENDER A APRENDER e no APRENDER A FAZER. A História dos livros didáticos é a história de cada um e as práticas pedagógicas podem fazer muito, transformando informação em conhecimento e atitude, como Ética e Cidadania. A sala do 5º ano hoje tem Presidente, Prefeitos, Deputados e uma Constituição que permitirá que a organização da sala de aula tenha outro perfil. No segundo semestre, novas eleições ocorrerão e, portanto, os alunos poderão entender a importância de se avaliar uma gestão e o quanto a participação popular é necessária.