Com o objetivo de incorporar ao nosso material elementos da cultura maker e da arte urbana do graffiti, estabelecemos uma parceria com o artista Elvis Mourão (Instagram: /elvismourao) para a linguagem gráfica das capas e embalagens dos materiais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
As ilustrações de Elvis Mourão estão presentes em vários elementos dos nossos materiais, em particular nas capas dos livros e do fichário. A recepção dos alunos foi incrível: muitos personalizaram seus fichários com pinturas e desenhos, dando seu toque particular ao maravilhoso trabalho que Elvis realizou para o UNOi educação.
Como parte dos conteúdos que idealizamos para celebrar o Dia Nacional do Livro Didático (clique aqui para conhecer a ação criativa #MeuLivroUNOi), fizemos ao artista algumas perguntas sobre sua carreira e a parceria realizada conosco. Confira a entrevista a seguir.
Como você descobriu seu gosto pelo desenho, e que esse era o caminho que queria seguir?
Elvis Mourão: Eu descobri o gosto pelo desenho na aula de artes na escola. Lembro que nessa aula todo mundo ficava feliz, e eu mais ainda ?
Eu desenhava tanto que meus amigos da escola começaram a pedir pra eu desenhar nos uniformes. Eu cobrava 5 reais na época ou um X-salada na hora do intervalo [risos]. Era bem legal essa época. Até o diretor pedir pra todo mundo apagar os desenhos dos uniformes ?
Conta pra gente sobre sua relação com o graffiti.
EM: Eu comecei com o graffiti na década de 90. Nessa época tínhamos que improvisar com compressor e aerógrafo automotivo. A gente pedia autorização nas casas que tinham um muro legal pra poder fazer nossa arte, e na maioria das vezes dava certo. Fiz muitos trabalhos no meu bairro, o que chamou a atenção dos comerciantes. Eles começaram a pedir pra desenhar nas lojas, escritórios e empresas. Hoje em dia eu tenho parcerias com empresas nacionais e internacionais de diversos ramos, como acessórios de moda, hotéis, montadoras e construtoras.
Como foi a experiência de produzir as ilustrações para o material do UNOi educação?
EM: Me senti muito feliz e realizado em ilustrar as capas dos livros dos alunos e professores. É muito bom saber que estou presente no dia a dia dos alunos, que meus desenhos os ajudarão a se divertir e distrair. Muitos alunos estão me mandando fotos das capas coloridas, e também vídeos elogiando meu trabalho. Isso é muito gratificante e emocionante.
Os alunos adoraram as capas, em particular a do fichário, e estão personalizando e pintando seus desenhos. O que você acha disso?
EM: Eu acho muito legal. Fiz pensando nisso, e tinha certeza que alguns alunos iriam pintar e interagir com as artes. Quando o recebi a primeira foto com uma capa colorida por um aluno eu gostei muito, acho legal e quero que eles continuem pintando e desenhando!
Que mensagem você gostaria de deixar para os alunos do UNOi educação?
EM: Nunca desistam dos seus sonhos, lutem pelo seus ideais, façam o bem e nunca deixem de estudar!
Perfil
O paulistano Elvis Mourão é o responsável por uma coleção de imagens icônicas de monstrinhos que divertem e emocionam. Seu trabalho, originalmente do graffiti de rua, vem ganhando novas dimensões no Brasil e afora, sendo escolhido como tema para embelezar diversos meios, tais como acessórios e produtos, fachadas de shoppings centers, festivais e trios-elétricos.
Extremamente versátil, Elvis Mourão se aproveita destas oportunidades de apropriação de espaços, por sua obra, sejam quais forem os objetos e meios. Esta abordagem holística cria possibilidades e oportunidades que dão ao artista relevante destaque no Brasil e no exterior. Uma casa chique e criativa se completa com um quadro de Elvis Mourão na parede.
Mas suas obras não se prestam unicamente à decoração. São uma ode aos sentimentos, corporificados em criaturinhas maravilhosamente sedutoras, que oferecem oportunidade para se deixar levar por estímulos a um turbilhão de emoções implicitamente relacionadas.