Há muitos anos, falar inglês é uma meta para muitos brasileiros. Já faz um tempo que, por exemplo, 40% da população estabeleceu como objetivo o aprendizado do idioma, de acordo com pesquisa realizada pela 7Waves. Porém, apesar do desejo, apenas 1% da nossa população é fluente na língua, o que deixa o país apenas em 60º lugar no ranking de proficiência no estudo elaborado pela British Council.
Motivos para aprender esse idioma é o que não faltam: conquistar um posto de trabalho de maior complexidade e maior remuneração, compreender filmes sem legenda ou dublagem, realizar um intercâmbio e ter a capacidade de se comunicar com grande parte do mundo em viagens são apenas alguns exemplos. O que fica para reflexão é que a jornada que leva ao domínio do idioma requer investimentos de tempo, dinheiro e dedicação. De maneira sintetizada, podemos dizer que trata-se da busca pelo desenvolvimento de 4 grandes habilidades ligadas à compreensão e à comunicação: ler, escrever, ouvir e falar.
Então, que tal entender o porque devemos aprimorar essas competências e como trabalhá-las ao decorrer do processo de aprendizagem?
LER – READING
A leitura é capaz de nos ajudar a assimilar, juntamente com a audição, o som com a grafia de cada palavra. Além disso, auxilia no processo de construção de frases de acordo com as regras gramaticais da língua inglesa e amplia o nosso vocabulário constantemente. Para que essa habilidade seja estimulada, leia textos de diferentes gêneros, com isso, será possível descobrir novas expressões, palavras e ampliar o seu conhecimento. Uma dica extra: que tal ler um texto em voz alta? Além de praticar a leitura, você vai estimular aspectos da oralidade.
ESCREVER – WRITING
Sabe quando colocamos nosso conhecimento é colocado à prova? A escrita permite que o estudante verse sobre tudo o que foi estudado e assimilado. Afinal, nesse momento, é necessário explorar o seu vocabulário, atentar-se às regras gramaticais e produzir um texto coeso em outra língua. Dicas interessantes para treinar essa habilidade:
● Procure escrever textos de diferentes gêneros: cartas, poemas, contos, receitas culinárias e histórias, por exemplo.
● Para quem quer se manter conectado, opte por utilizar o inglês nas redes sociais. Essa é uma ótima ideia para utilizar expressões, gírias e abreviações.
OUVIR – LISTENING
Já pensou conversar com um nativo e entender tudo o que foi dito? Um sonho, não é mesmo? Para que esse desejo se torne realidade, é necessário estimular a terceira habilidade: a audição!
Essa competência não está ligada somente a entender o que foi falado, mas, também, à compreensão da fala em seu ritmo regular e dentro do contexto que ela está inserida. Para “treinar” a audição, escutar música e assistir filmes em inglês são ótimos pedidos. Afinal, estamos falando de duas atividades que aumentam a familiaridade com os sons das palavras e intensificam a assimilação instantânea de palavras e expressões em tempo real.
FALAR – SPEAKING
Para ser considerado fluente na língua inglesa, é necessário ter proficiência na fala. Essa habilidade pode ser descrita, resumidamente, como a capacidade de ter uma boa interlocução oral, comunicar-se naturalmente, sem hesitação e falar tudo o que vem à mente sem a necessidade de realizar processos mentais de tradução.
Anote as nossas dicas para desenvolver essa habilidade tão importante:
Grave a sua voz dizendo alguma frase em inglês com a ajuda do seu smartphone e compare com a fala de um nativo. Uma maneira de fazer isso é escrever a frase no Google Tradutor, clicar no ícone de alto falante e prestar atenção na pronúncia de cada palavra. Inclusive, há outras ferramentas grátis disponíveis na internet, basta encontrar aquela que mais lhe agrada! O importante é que, desta maneira, você conseguirá identificar o que pode ser melhorado na sua forma de pronunciar palavras e frases.
A repetição também pode ser uma ótima aliada nesse processo já que vai te trazer confiança, conforto e segurança com o idioma.
E, claro, a dica mais recomendada: pratique! Sempre que possível, pratique o idioma sem medo. Apesar de termos receio de errar alguma pronúncia ou norma gramatical, ou ainda esquecer como se diz alguma palavra, não deixe de praticar a língua inglesa. Converse com amigos e familiares que possuem conhecimento do idioma!
E agora? Preparado para se tornar fluente? Coloque essas dicas em prática e veja o quanto seu inglês pode melhorar!