Toda escola quer que os seus alunos estejam em um caminho de constante aprimoramento e evolução. Para que isso seja possível, é fundamental trabalhar com uma estratégia pedagógica robusta como uma cultura avaliativa.
A cultura avaliativa do Projeto UNOi envolve um conjunto de instrumentos de avaliação que buscam colaborar para o diagnóstico de diferentes situações, além de subsidiar as ações pensadas para atingir novos objetivos ao longo do ano letivo.
Em uma cultura avaliativa, todos os integrantes da comunidade escolar têm responsabilidades a serem cumpridas: estudantes, professores, coordenadores e famílias. Cada um deles necessita conhecer os instrumentos de avaliação e que tipo de encaminhamento está sendo proposto, assim todos podem atuar na mudança de cultura, que passa a ser uma mudança de postura.
Como e por que trabalhar com uma cultura avaliativa na escola?
O processo de avaliação se inicia a partir da elaboração e implementação de um cronograma a ser cumprido por todos os envolvidos. A ideia é que esses instrumentos validem a prática das escolas, além de estimular e envolver as famílias em função da seriedade deles, assim como os estudantes.
A partir da devolutiva do resultado da avaliação, é iniciado o ciclo do PDCA (plan, do, check e act, em inglês, que significa planejar, fazer, checar e agir):
- análise dos dados e resultados;
- planejamento da intervenção pedagógica: o que o professor fará em sala de aula para alcançar novos resultados;
- execução do plano de ação: após definidas as novas estratégias no planejamento, o professor coloca em ação o plano estruturado;
- verificação do processo: é necessário que haja validação tanto dos professores quanto dos coordenadores por meio de um acompanhamento;
- ação: estudantes e professores sabem o que precisam melhorar e agem para que o plano dê certo.
Quais instrumentos são usados em uma cultura avaliativa?
O Projeto UNOi é capaz de colaborar e fortalecer os processos já existentes nas escolas. São utilizados diferentes instrumentos para gerar métricas distintas, como:
- prova de habilidades de aprendizagem: grupo de testes que realizam uma análise cognitiva com uma abordagem de intervenção pedagógica;
- prova dos estilos de aprendizagem: um teste criterioso que analisa os canais que o aluno utiliza ao adquirir conhecimento;
- Simulados: com o objetivo de simular provas de avaliadores externos como SAEB e ENEM;
- simulados diagnósticos: aplicados no início do ano para trazer o cenário anual de atuação;
- simulados do segmento EF anos iniciais e anos finais: aplicados no mês de setembro trazem o cenário do segmento.
- questionário online de avaliação institucional: serve para conhecer a percepção de estudantes, famílias, professores e coordenadores sobre a instituição escolar para obter um retrato dela para que mantenedores e diretores possam atuar de forma mais assertiva em mudanças organizacionais;
- prova de proficiência na língua inglesa.
Avaliar faz parte do processo escolar. Um de seus benefícios é contar com instrumentos mais dignos e fiéis dos processos de ensino e aprendizagem e, assim, obter relatórios que apontam oportunidades de intervenções que serão aplicadas pelos professores.