Cada escola é única, com características e demandas diferentes. Portanto, requer uma formação pedagógica pensada para essas necessidades.
Os primeiros sinais de que é preciso intensificar a formação pedagógica geralmente surgem quando o gestor pedagógico olha o cenário de sua escola e percebe uma vontade de que algumas coisas ao seu redor sejam diferentes. Este é o primeiro passo para a verdadeira transformação, a inquietude, a intranquilidade, é a vontade de querer mais.
A partir daí, devem ser analisados os resultados acadêmicos dos estudantes, se são satisfatórios ou não, e a percepção da comunidade. Isso sinaliza a necessidade de uma intervenção pedagógica, mas qual o preparo este professor possui?
Neste momento pode entrar em ação a formação pedagógica, que auxilia a leitura de relatórios de avaliação externa, os índices quantitativos e qualitativos, e propõe a formação de professores a partir de resultados.
Qual o histórico da formação pedagógica no Brasil?
A formação de professores no Brasil tomou impulso no final da década de 1980, com iniciativas próprias de sistemas educacionais públicos e privados.
Na década de 1990, foram vivenciados momentos importantes de mudanças na estrutura de cursos superiores de licenciatura, a publicação da Lei 9.294/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Essas mudanças marcaram um novo momento educacional com a chegada também das chamadas TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação.
Como deve funcionar a formação pedagógica dos professores?
Atualmente, a formação pedagógica de professores já formados acontece dentro das universidades, com cursos de pós-graduação, sejam de curta ou longa duração, e também em serviço, isto é dentro das próprias instituições de ensino onde atuam.
Cada escola pode seguir um caminho na formação pedagógica dos professores, mas podem ser estabelecidas determinadas premissas sobre ela:
- precisa acontecer dentro da escola;
- deve estar de acordo com as demandas e necessidades de modo a atingir os objetivos propostos;
- tem que imprimir um novo significado para a atuação docente.
Como é a formação pedagógica do Projeto UNOi?
A formação pedagógica do Projeto UNOi acontece em todas as escolas parceiras, dentro de temáticas que envolvem o projeto. Ela visa transformar a prática docente, disponibilizando ferramentas diferenciadas ao professor para que alcance resultados diferentes em seu dia a dia, uma melhor resposta dos estudantes no processo de aprendizagem.
Há uma equipe de coaches pedagógicos, profissionais qualificados e habilitados que, com a equipe de gestão da escola, selecionam quais temáticas necessitam ser trabalhadas nos encontros de formação. Cada escola possui um cronograma de formação pré-estabelecido.
O processo da formação pedagógica do Projeto UNOi se desenvolve a partir das seguintes etapas:
- a implantação do Projeto é a primeira ação de formação, em que são realizados encontros com gestores e educadores que visam explorar os recursos oferecidos pelo UNOi educação a fim de que tenham a compreensão do projeto e possam elaborar seus planejamentos para a utilização destes recursos;
- os Encontros de Socialização de Práticas, que acontecem em todo o Brasil, também são grandes momentos de formação, em que os professores podem apresentar à Rede UNOi as atividades que desenvolvem em suas turmas;
- a formação constante da equipe de coaches pedagógicos e a estrutura que envolve os processos respaldam todas as decisões sobre a melhor oferta de formação de professores, sendo que o coach pedagógico do UNOi educação é um profissional que se provoca o tempo inteiro e está ciente de que não pode estacionar, estagnar.
A formação pedagógica do Projeto UNOi possibilita colocar a sua escola em uma rota de aprimoramento constante. Isso é essencial para que toda a comunidade escolar se beneficie, além de fortalecer a atuação da sua escola. Conte com o Projeto UNOi para ajudar nesse processo.