As competências socioemocionais compreendem a habilidade de lidar com as emoções, sejam elas próprias ou dos outros ao seu redor. Ou seja, envolve a administração das reações a situações adversas e as maneiras como o indivíduo interage com as outras pessoas.
Elas são importantes porque contribuem para uma formação integral do aluno para que se torne um cidadão completo.
Trata-se de algo fundamental para a resolução de conflitos, aprender a lidar melhor com as dificuldades e aprimorar as relações pessoais.
Como as competências socioemocionais se
encaixam no currículo escolar?
Tendo em vista o que significam as competências socioemocionais e a importância delas para a educação, está na hora de planejar ações focadas nelas como parte do currículo escolar. Isso contribuirá para uma aprendizagem de maior qualidade para os alunos.
Veja a seguir algumas ideias de como aplicar as competências socioemocionais no currículo escolar:
Realização de debates
A realização de debates é uma ótima forma de trabalhar habilidades socioemocionais junto aos alunos. Basta escolher temas que incentivem o engajamento deles e contribuam para o aprimoramento do ambiente em que vivem.
Por exemplo, o bullying é uma questão ainda muito presente nas escolas. Uma maneira de aplicar as competências socioemocionais no dia a dia escolar pode ser um debate sobre esse tema, envolvendo a participação dos alunos.
Desenvolvimento de projetos sociais
É possível contribuir positivamente para o desenvolvimento do aluno e da comunidade ao trabalhar com projetos sociais.
Uma forma de fazer isso é realizar atividades para entidades assistenciais, como creches, orfanatos e asilos de idosos da comunidade em que os alunos se inserem. Podem ser trabalhadas apresentações artísticas, iniciativas de sustentabilidade ou oferecer tempo e atenção a quem precisa.
Ensino sobre como lidar com emoções
Trabalhar com foco em competências socioemocionais também inclui o desenvolvimento de resiliência emocional, que é a capacidade de lidar com situações adversas e se adaptar a mudanças. Trata-se de algo imprescindível para os âmbitos pessoal e, futuramente, profissional do aluno.
O segredo para o sucesso nesse aspecto está em ensinar os alunos a administrarem as próprias emoções, o que possibilita que aprimorem a forma como reagem a situações adversas.
Iniciativas focadas no desenvolvimento integral dos alunos possibilitam o trabalho com competências socioemocionais no currículo escolar. Elabore um planejamento que leve em conta o que diz a BNCC para aproveitar as ideias acima.