Como funcionam as diversas estruturas, conexões e sinapses que fazem parte do desenvolvimento do nosso cérebro?
Imagine que a prefeita de uma cidade precisa construir uma praça. Ela deverá contratar um arquiteto, que lhe entregará diversas opções de projetos para a praça. Mas como decidir qual é o melhor projeto?
Em frente a essa dúvida, a prefeita pede para que eles apenas plantem a grama no terreno. Depois de alguns meses, a falta de grama em alguns caminhos mostraria exatamente por onde os frequentadores da praça optaram por atravessá-la. A partir dessa informação, a prefeita agora pode estipular quais lugares devem ser transformados em vias e aprovar o projeto mais adequado.
Essa metáfora tem tudo a ver com o funcionamento do nosso cérebro. Durante toda a vida, nossos neurônios criam conexões entre si e selecionam as “vias” que melhor proporcionam um entendimento do mundo que nos cerca. Essa plasticidade cerebral não tem tanto a ver com a nossa quantidade de neurônios: o que se modifica no cérebro para podermos falar em plasticidade é o número de conexões e a velocidade delas.
O que tudo isso tem a ver com aprendizagem? A fonoaudióloga e psicopedagoga Telma Pantano explica no vídeo abaixo, gravado durante o Congresso Internacional de Diretores 2019, realizado em Buenos Aires, Argentina, no mês de junho.