• Nossa Solução
    • Pedagogias Líquidas
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
        Anos Iniciais
      • Ensino Fundamental
        Anos Finais
      • Ensino Médio
    • Conectividade
      • Consultoria Pedagógica
      • Marketing Educacional
      • Tecnologia Educacional
    • Inteligência de Dados
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
  • Blog
  • Já sou UNOi
    • Sou Estudante
    • Sou da Família
    • Sou da Escola
Compre Aqui Seja UNOi
  • Nossa Solução
    • Pedagogias Líquidas
      • Pedagogias Líquidas
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental Anos Iniciais
      • Ensino Fundamental Anos Finais
      • Ensino Médio
    • Conectividade
      • Conectividade
      • Consultoria Pedagógica
      • Marketing Educacional
      • Tecnologia Educacional
    • Inteligência de Dados
      • Inteligência de Dados
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
  • Blog
  • Já sou Unoi
    • Sou Estudante
    • Sou da Família
    • Sou da Escola
Compre aqui Seja UNOi

Competências socioemocionais na Educação Infantil: como trabalhar?

Práticas pedagógicas
FacebookLinkedInTwitterEmailWhatsApp

De acordo com a BNCC, a Educação Infantil é o início da Educação Básica, sendo também o fundamento do processo educacional.

Quando a criança entra na creche ou na pré-escola, costuma ter a primeira grande separação de seus vínculos familiares para se incorporarem em uma situação de socialização estruturada.

É a partir desse contexto inédito em que devem ser ativadas propostas pedagógicas com o objetivo de ampliar esse universo de experiências, conhecimentos e habilidades. Por isso, é importante falar de competências socioemocionais na Educação Infantil.

Como trabalhar com competências socioemocionais na Educação Infantil?

O primeiro ponto que requer atenção é a formação do corpo docente, já que isso é fundamental para trabalhar competências socioemocionais na escola.

Considerando a natureza observadora e questionadora da criança, a organização e proposição das aulas precisa se ocupar em apresentar e ajudar a compreender as relações com a natureza, com a cultura e com a produção científica.

Isso também chega às práticas de cuidados pessoais, como a alimentação, vestuário e higiene, brincadeiras, entre outros. Todo esse conjunto engloba a garantia dos direitos de aprendizagem de todas as crianças:

  • Conviver com outras crianças e adultos ampliando o conhecimento e o respeito em relação a si e ao outro;
  • Brincar de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros ao diversificar o acesso a produções culturais, conhecimentos e criatividade;
  • Participar ativamente do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas por ela;
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, entre outros;
  • Expressar-se de forma criativa e sensível as próprias necessidades, emoções e sentimentos;
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento.

A formação da criança depende muito da capacidade da escola de trabalhar suas competências socioemocionais. O trabalho com competências socioemocionais envolve a criança conhecer a si própria e as pessoas ao redor dela, o que pode ser potencializado a partir de uma aprendizagem preparada para isso.

Logo do UNOi no fundo degrade verde.
Conteúdo UNOi

UNOi é um projeto educacional que integra capacidades cognitivas e socioemocionais, fortalecendo talentos para que crianças e jovens sejam curiosos, criativos e autênticos.

Este conteúdo foi útil?
Muito! Sim Não

Leia também

Escola
Como a neurociência pode transformar a educação e otimizar o aprendizado dos alunos
Escola
Lei de Diretrizes e Bases da Educação: impactos e desafios no sistema educacional
Escola
Avaliação diagnóstica: como aplicar, interpretar e transformar o ensino com resultados
Escola
O que é inteligência emocional e como desenvolvê-la?
Escola
Como a produção cultural transforma a educação e estimula a criatividade dos alunos
Escola
Explorando a Taxonomia de Bloom: níveis cognitivos, aplicações e impacto no ensino
Venha fazer parte! Seja uma escola UNOi
Nossa Solução
  • Pedagogias Líquidas
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
      Anos Iniciais
    • Ensino Fundamental
      Anos Finais
    • Ensino Médio
  • Conectividade
    • Consultoria Pedagógica
    • Marketing Educacional
    • Tecnologia Educacional
  • Inteligência de Dados
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
    • Ensino Médio
Blog

Já sou UNOi

  • Sou Estudante
  • Sou da Família
  • Sou da Escola

Institucional

  • Código de Ética
  • Código de Ética Prisa
  • Código Fornecedores
  • Aviso de Privacidade
  • Solicitação de Dados
  • Canal de Denúncias

Assine nossa newsletter!

Um jeito fácil e prático de acompanhar tudo o que preparamos para você!

Rua Padre Adelino, 758
Quarta Parada, São Paulo, SP

0800 770 3004
De segunda a sexta-feira, das 08hs às 18hs
unoi.com.br
Uma solução da
Política de Privacidade Termos de Uso
Seja UNOi Compre aqui
Uma solução da
© UNOi 2025 - Todos os direitos reservados
Design por Megalo