Quando o assunto é educação, é natural que pais e responsáveis não meçam esforços para oferecer o melhor para seus filhos – e isso certamente inclui um ensino de excelência na língua inglesa. Afinal, no mundo globalizado em que vivemos, a fluência em outros idiomas deixou de ser apenas um diferencial. Hoje, saber se comunicar em inglês é um requisito fundamental.
Mais do que abrir portas para oportunidades internacionais, dominar o inglês permite o acesso a conteúdos acadêmicos de excelência, promove trocas culturais enriquecedoras e proporciona experiências que ampliam a visão de mundo dos alunos.
No entanto, tão importante quanto falar bem o idioma é comprovar a proficiência na língua por meio de uma certificação reconhecida internacionalmente, como o TOEFL. Essa certificação valida competências linguísticas e atesta que o estudante está pronto para lidar com os desafios de contextos multiculturais e educacionais.
Por que investir em certificações internacionais?
Conquistar uma certificação internacional é abrir caminho para um futuro repleto de possibilidades – dentro e fora da sala de aula. Seja no campo educacional, pessoal ou profissional, uma certificação internacional tem o poder de ampliar horizontes. Confira alguns dos motivos que fazem da certificação internacional algo tão importante para os estudantes:
1. Reconhecimento internacional
Certificações como o TOEFL são amplamente aceitas por universidades, instituições de ensino e empresas ao redor do mundo. Isso significa que, com o TOEFL, os estudantes ampliam suas oportunidades de:
2. Desenvolvimento de competências essenciais
Muito além de comprovar o nível de proficiência na língua inglesa, exames como o TOEFL impulsionam o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida acadêmica e profissional. Interpretação de textos, escuta ativa, pensamento crítico e autonomia nos estudos são apenas algumas das habilidades que os alunos desenvolvem ao se preparar para uma certificação internacional.
3. Diferencial competitivo no ingresso em instituições de ensino
Ter uma certificação internacional no currículo é uma grande vantagem tanto para quem deseja ingressar em universidades no exterior quanto para quem busca oportunidades de pós-graduação e mestrado no Brasil. Além disso, a certificação internacional também demonstra que o estudante está apto a acompanhar aulas em inglês, participar de discussões acadêmicas e lidar com conteúdos mais complexos, por exemplo.
4. Fortalecimento da autoconfiança
Ah, e não se trata só de reconhecimento acadêmico, viu?! Na verdade, conquistar uma certificação internacional também traz um grande impacto emocional. Isso porque, ao alcançar esse objetivo, o estudante fortalece sua autoestima, desenvolve o senso de responsabilidade e percebe, na prática, o valor do esforço contínuo. Essa conquista mostra que ele é capaz de enfrentar desafios e alcançar metas importantes.
Em suma, conquistar uma certificação internacional é muito mais do que obter um documento: é abrir hoje as portas para o futuro. Ela representa reconhecimento global, valida o domínio do inglês e fortalece a trajetória acadêmica e profissional do estudante.
Seja qual for o sonho do seu filho – cursar uma universidade estrangeira, trabalhar em uma multinacional ou apenas se comunicar sem barreiras com o mundo -, uma certificação internacional, certamente, é um passo essencial nessa jornada.
Compreendendo a importância de uma certificação internacional

O UNOi oferece, dentro de seu Programa Bilíngue, o exame do TOEFL para os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Essa experiência garante que desde cedo os estudantes tenham acesso a certificações reconhecidas e estejam preparados para desafios globais.
Acompanhar nossos filhos sendo reconhecidos por suas habilidades e se preparando para abraçar oportunidades ao redor do mundo é, sem dúvida, um passo emocionante na realização dos sonhos deles – e também dos nossos! -, não é mesmo?!