No dia 28 de setembro, a Escola Aquarela encerrou o projeto Vida em Arte 2018 com uma exposição de arte abstrata. Aberta ao público, a exposição apresentou aos visitantes objetos de arte abstrata criados pelos alunos.
O projeto foi executado na escola desde o dia 3 de setembro, e teve como objetivos trazer à tona a sensibilidade e a percepção do aluno ao observar a arte com um novo olhar à sua realidade, levando os educandos a perceberem as produções e variações de cada artista representado nas produções de arte dos seus colegas, além de entender que a leitura do mundo vai além do conhecimento contido nos livros.
De acordo com Ana Karina, gestora da Escola Aquarela, o projeto é mais uma ferramenta que a unidade de ensino utiliza para despertar habilidades e competências dos educandos, além de compartilhar experiências com a comunidade.
“O Vida em Arte surgiu da necessidade de possibilitar aos alunos a apreciação de criações artísticas, bem como promover situações pedagógicas que favoreçam a diversidade de criação e elevação da autoestima do aluno como ser criador e inovador”, reitera a gestora.
Além de inspirações artísticas de grandes nomes do abstracionismo, os alunos também produziram, a partir de seus estudos das obras e percepções, trabalhos únicos e muito criativos. A Coordenadora de Projetos e Professora de Artes da escola, Siumaria Santos, explica como se deram as produções dos alunos.
“Os objetos expostos este ano foram baseadas nas obras de grandes artistas como Salvador Dalí e Tomie Othake. Os trabalhos dos alunos não se resumiram apenas a telas, mas também em peças produzidas com a utilização de alumínio, isopor, papel, papelão e outros materiais.”
Além da exposição, os alunos também apresentaram pantomina, dança, coreografia com a utilização de Libras e teatro, explorando as habilidades artísticas de cada um.