Consumo não é só sobre comprar. O que consumimos diz muito sobre com o que nos identificamos, a que grupo pertencemos, como encaramos o mundo. Por isso, cada vez mais as empresas se preocupam não só em vender seus produtos, mas em criar laços verdadeiros com os seus consumidores para ganharem relevância e se tornarem realmente insubstituíveis.
Para que consigam alcançar esse consumidor, as empresas precisam saber quem é esse consumidor. Isso vale para qualquer ramo, dos bens de consumo à educação. E saber quem ele ou ela é requer um tanto de empatia, realmente escutar o que essa pessoa tem a falar, não carregar ideias pré-estabelecidas que temos dela. Quer consumidor de quem carregamos mais pré-julgamentos do que o jovem?
Em sua fala no Congresso Internacional de Diretores 2019, a antropóloga do consumo Hilaine Yaccoub contou sua história de vida e deu conselhos sobre como algumas ideias da Antropologia podem ser aplicadas na nossa relação com os estudantes. “A gente precisa olhar esses jovens com as lentes certas. Menos de pré-julgamento e mais de simetria, de empatia”.