A pandemia acelerou muitas transformações sociais, como a adoção do modelo remoto de ensino e o uso de novas tecnologias dentro e fora do contexto escolar. Com isso, as discussões sobre o desenvolvimento dos professores, sempre em pauta, tornaram-se mais relevantes que nunca. Do chamado letramento digital à criação de novas estratégias e práticas, os movimentos de adaptação necessários ao longo dos últimos dois anos não foram simples.
Especificamente de olho no modelo híbrido, que, ao que tudo indica, continuará fazendo parte da nossa realidade, é necessário que as escolas criem oportunidades de capacitação para os professores. Nesse sentido, buscar formas de trazer a tecnologia para o cotidiano é uma das pautas mais relevantes. Afinal, para quem sempre utilizou os métodos tradicionais, pautados no encontro presenciais, há muito que se explorar!
Atento a essa necessidade, UNOi aposta continuamente na formação de professores e gestores, tendo, inclusive, uma agenda anual de eventos e dinâmicas da sua equipe de assessoria. Desta maneira, as instituições parceiras estão sempre preparadas para lidar com as mudanças e aos seus alunos o que há de mais moderno também em termos de práticas.
Para quem está em dúvida sobre os benefícios de uma formação em torno de práticas híbridas, vale dizer que de acordo com a 16º edição do Índice de Confiança Robert Half, o modelo que mescla trabalho presencial e remoto será utilizado, em 2022, por 48% das empresas. Assim como outros movimentos, sabemos que o mercado de trabalho antecipa a consolidação de práticas que ganham desdobramentos no contexto escolar.
Quando nos lembramos que a Era do 5G no Brasil está próxima de ser iniciada, o ensino híbrido se torna algo ainda mais concreto, reforçando que há muito trabalho a ser feito para que todos os recursos, benefícios e desafios atrelados à tecnologia sejam traduzidas para o universo das escolas. Como em outros momentos, permitir que os docentes se atualizem é a chave para que as instituições, os alunos e as famílias possam usufruir ao máximo das transformações em curso.