• Nossa Solução
    • Pedagogias Líquidas
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
        Anos Iniciais
      • Ensino Fundamental
        Anos Finais
      • Ensino Médio
    • Conectividade
      • Consultoria Pedagógica
      • Marketing Educacional
      • Tecnologia Educacional
    • Inteligência de Dados
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
  • Blog
  • Já sou UNOi
    • Sou Estudante
    • Sou da Família
    • Sou da Escola
Compre Aqui Seja UNOi
  • Nossa Solução
    • Pedagogias Líquidas
      • Pedagogias Líquidas
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental Anos Iniciais
      • Ensino Fundamental Anos Finais
      • Ensino Médio
    • Conectividade
      • Conectividade
      • Consultoria Pedagógica
      • Marketing Educacional
      • Tecnologia Educacional
    • Inteligência de Dados
      • Inteligência de Dados
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
  • Blog
  • Já sou Unoi
    • Sou Estudante
    • Sou da Família
    • Sou da Escola
Compre aqui Seja UNOi

Como tornar a aprendizagem visível?

Práticas pedagógicas
FacebookLinkedInTwitterEmailWhatsApp

Imagine um professor que faz um planejamento consistente, cria atividades engajadoras e se empenha em tornar as aulas envolventes e criativas, mas ainda não obtém o efeito esperado. Por que tudo o que foi ensinado não foi aprendido? Quais são as práticas pedagógicas que realmente fazem a diferença para a aprendizagem do estudante?

Foi pensando em tornar as aprendizagens mais eficazes e visíveis que o renomado pesquisador John Hattie escreveu as obras Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem e 10 princípios para a aprendizagem visível – educar para o sucesso (esta em coautoria com Klaus Zierer). Com sua abordagem baseada em extensa pesquisa, Hattie apresenta uma série de conceitos e insights valiosos para guiar os educadores na tomada de decisões instrucionais mais eficazes.

 

1 – A importância do feedback

Hattie enfatiza que o feedback frequente e construtivo é uma das ferramentas mais poderosas para impulsionar o aprendizado dos estudantes. Para aplicar essa ideia, os professores podem:

  • Fornecer feedback específico e direcionado sobre o desempenho dos alunos.
  • Incentivar a autorreflexão, encorajando os alunos a avaliar seu próprio trabalho.
  • Utilizar técnicas como a avaliação entre pares para promover a aprendizagem colaborativa.

 

2 – Tamanho do efeito

Hattie introduz o conceito de “tamanho do efeito” para medir o impacto das estratégias educacionais no aprendizado dos alunos. Esse conceito é uma métrica essencial para avaliar a diferença entre o desempenho médio de um grupo de alunos que foi exposto a uma estratégia educacional específica e o desempenho médio de um grupo de controle que não foi exposto à estratégia.

Quando os professores exploram diferentes métodos de ensino, podem avaliar o tamanho do efeito associado a cada estratégia para determinar sua eficácia. Isso envolve coletar dados sobre o desempenho dos alunos antes e depois da implementação da estratégia, bem como compará-los com grupos de controle. Com essa abordagem, os educadores podem fazer escolhas informadas, priorizando as estratégias que têm o potencial de gerar mudanças reais e significativas no aprendizado dos alunos.

 

3- Metacognição

A metacognição, ou a capacidade dos alunos de pensarem sobre seu próprio pensamento, desempenha um papel fundamental no processo de aprendizado. Hattie incentiva os educadores a ensinar estratégias metacognitivas, como o planejamento, o monitoramento e o ajuste da aprendizagem. Isso ajuda os alunos a se tornarem aprendizes mais autônomos e eficazes.

 

4 – Avaliação formativa

A avaliação formativa é uma abordagem que valoriza a obtenção contínua de informações sobre o progresso do aluno, permitindo ajustes no ensino em tempo real. Hattie destaca que a avaliação deve ser vista como uma oportunidade de aprendizado, não apenas uma medida de desempenho. Isso pode envolver questionários rápidos, debates em sala de aula e revisões regulares.

 

5 – Aprendizagem visível

A aprendizagem não deve ser visível apenas para os professores, mas também para os estudantes. Eles devem se apropriar desse processo e ter conhecimento do que se espera deles. Os educadores podem alcançar isso por meio de:

  • Definição de metas claras de aprendizagem, compartilhadas com os alunos.
  • Uso de exemplos e modelos para ilustrar conceitos abstratos.
  • Perguntas e discussões que aprofundem a compreensão.

John Hattie oferece uma visão inspiradora para professores que buscam aprimorar suas práticas educativas. Ao abraçar os conceitos de feedback construtivo, tamanho do efeito, metacognição, avaliação formativa e ensino visível, os educadores podem criar ambientes de aprendizado mais eficazes, além de proporcionar aos estudantes autoconhecimento sobre as melhores maneiras de aprimorar o desempenho.

Logo do UNOi no fundo degrade verde.
Conteúdo UNOi

UNOi é um projeto educacional que integra capacidades cognitivas e socioemocionais, fortalecendo talentos para que crianças e jovens sejam curiosos, criativos e autênticos.

Este conteúdo foi útil?
Muito! Sim Não

Leia também

Escola
Bullying na escola: tipos, impacto e estratégias para um ambiente seguro e acolhedor
Escola
Como a avaliação externa monitora e melhora a qualidade da educação
Aprendizagem colaborativa: transformando o ambiente educacional para o futuro
Família
Como ajudar seu filho a lidar com frustrações e erros?
Escola
Plano de estudos: dicas práticas para organização e sucesso acadêmico
Escola
Bett Brasil 2025: tudo o que você precisa saber para aproveitar o evento
Venha fazer parte! Seja uma escola UNOi
Nossa Solução
  • Pedagogias Líquidas
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
      Anos Iniciais
    • Ensino Fundamental
      Anos Finais
    • Ensino Médio
  • Conectividade
    • Consultoria Pedagógica
    • Marketing Educacional
    • Tecnologia Educacional
  • Inteligência de Dados
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
    • Ensino Médio
Blog

Já sou UNOi

  • Sou Estudante
  • Sou da Família
  • Sou da Escola

Institucional

  • Código de Ética
  • Código de Ética Prisa
  • Código Fornecedores
  • Aviso de Privacidade
  • Solicitação de Dados
  • Canal de Denúncias

Assine nossa newsletter!

Um jeito fácil e prático de acompanhar tudo o que preparamos para você!

Rua Padre Adelino, 758
Quarta Parada, São Paulo, SP

0800 770 3004
De segunda a sexta-feira, das 08hs às 18hs
unoi.com.br
Uma solução da
Política de Privacidade Termos de Uso
Seja UNOi Compre aqui
Uma solução da
© UNOi 2025 - Todos os direitos reservados
Design por Megalo