• Nossa Solução
    • Pedagogias Líquidas
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
        Anos Iniciais
      • Ensino Fundamental
        Anos Finais
      • Ensino Médio
    • Conectividade
      • Consultoria Pedagógica
      • Marketing Educacional
      • Tecnologia Educacional
    • Inteligência de Dados
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
  • Blog
  • Já sou UNOi
    • Sou Estudante
    • Sou da Família
    • Sou da Escola
Compre Aqui Seja UNOi
  • Nossa Solução
    • Pedagogias Líquidas
      • Pedagogias Líquidas
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental Anos Iniciais
      • Ensino Fundamental Anos Finais
      • Ensino Médio
    • Conectividade
      • Conectividade
      • Consultoria Pedagógica
      • Marketing Educacional
      • Tecnologia Educacional
    • Inteligência de Dados
      • Inteligência de Dados
      • Educação Infantil
      • Ensino Fundamental
      • Ensino Médio
  • Blog
  • Já sou Unoi
    • Sou Estudante
    • Sou da Família
    • Sou da Escola
Compre aqui Seja UNOi

Formando uma geração bilíngue

Eventos
FacebookLinkedInTwitterEmailWhatsApp

O ensino bilíngue no Brasil virou uma febre. Há 36 anos surgia a primeira escola bilíngue e, em função da falta de pesquisa na época, muitas eram as dificuldades de quem se propunha a oferecê-lo, como escassez de pedagogos com fluência em Inglês e de metodologias a serem adotadas.

Hoje temos centenas de escolas que se dizem bilíngues. Porém, não basta aumentar a carga horária de inglês e fazer convênios com escolas de idiomas para ser uma escola bilíngue. Os alunos precisam se comunicar e aprender a pensar nas duas línguas, não é apenas uma questão de domínio gramatical.

Segundo a pesquisadora Selma Moura, não se faz uma escola bilíngue de qualidade sem um currículo bem estruturado e sem contar com a imersão de pelo menos duas horas diárias. É necessário que se envolvam pessoas que conheçam bem a prática do idioma, com a missão de levar o aprendizado contínuo que perpasse todos os níveis da escolarização de forma vivencial.

Segundo especialistas, a infância é o momento propício para se aprender um outro idioma, pois nessa fase o cérebro se desenvolve rapidamente e a inserção de estímulos ambientais aumenta as conexões neuronais, o que facilita o processo de proficiência.

Muito se fala nos benefícios que o ensino bilíngue pode trazer ao desenvolvimento infantil. Ellen Bialystok, professora e psicóloga canadense, especialista em bilinguismo, defende que os cérebros de pessoas bilíngues passam por melhorias no chamado “sistema executivo”, um conjunto de habilidades mentais com capacidade de bloquear informações irrelevantes. Tal vantagem seria a responsável pela habilidade de conseguir se concentrar melhor na gramática e ignorar o sentido das palavras e, também, de auxiliar na transição de uma tarefa a outra sem distrações ou confusões.

O bilinguismo na infância é uma oportunidade significativa com poder de influenciar o curso e a eficiência do desenvolvimento infantil, possibilitando que sejam capazes de trabalhar melhor em situações complexas. É necessário, no entanto, atentar para que a metodologia utilizada seja eficaz para que o efeito do aprendizado da língua seja duradouro e prazeroso. O bilinguismo não deve ser algo imposto, deve ser adquirido de forma natural e participativa.

Vale ressaltar que o processo de aquisição de uma segunda língua é mais consistente quando há parceria entre escolas e famílias, uma vez que, assim como se dá com a língua materna, a segunda língua é adquirida a partir de exposição e imersão. Neste sentido, a tecnologia é a grande aliada que os desbravadores da educação bilíngue de 40 anos atrás não se beneficiaram.

Estamos diante de uma oportunidade única de formar uma geração bilíngue de cidadãos do mundo. É tempo de interagir e aprender!

Logo do UNOi no fundo degrade verde.
Conteúdo UNOi

UNOi é um projeto educacional que integra capacidades cognitivas e socioemocionais, fortalecendo talentos para que crianças e jovens sejam curiosos, criativos e autênticos.

Este conteúdo foi útil?
Muito! Sim Não

Leia também

Escola
Como a neurociência pode transformar a educação e otimizar o aprendizado dos alunos
Escola
Lei de Diretrizes e Bases da Educação: impactos e desafios no sistema educacional
Escola
Avaliação diagnóstica: como aplicar, interpretar e transformar o ensino com resultados
Escola
O que é inteligência emocional e como desenvolvê-la?
Escola
Como a produção cultural transforma a educação e estimula a criatividade dos alunos
Escola
Explorando a Taxonomia de Bloom: níveis cognitivos, aplicações e impacto no ensino
Venha fazer parte! Seja uma escola UNOi
Nossa Solução
  • Pedagogias Líquidas
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
      Anos Iniciais
    • Ensino Fundamental
      Anos Finais
    • Ensino Médio
  • Conectividade
    • Consultoria Pedagógica
    • Marketing Educacional
    • Tecnologia Educacional
  • Inteligência de Dados
    • Educação Infantil
    • Ensino Fundamental
    • Ensino Médio
Blog

Já sou UNOi

  • Sou Estudante
  • Sou da Família
  • Sou da Escola

Institucional

  • Código de Ética
  • Código de Ética Prisa
  • Código Fornecedores
  • Aviso de Privacidade
  • Solicitação de Dados
  • Canal de Denúncias

Assine nossa newsletter!

Um jeito fácil e prático de acompanhar tudo o que preparamos para você!

Rua Padre Adelino, 758
Quarta Parada, São Paulo, SP

0800 770 3004
De segunda a sexta-feira, das 08hs às 18hs
unoi.com.br
Uma solução da
Política de Privacidade Termos de Uso
Seja UNOi Compre aqui
Uma solução da
© UNOi 2025 - Todos os direitos reservados
Design por Megalo