A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social, esta que é evidenciada pelas diferenças registradas entre países desenvolvidos e os em desenvolvimento. Devido a tal, torna-se viável a proposta do desenvolvimento sustentável, que é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender às necessidades das gerações futuras. Não significa parar, mas sim balancear a produção e procurar fontes alternativas de recursos ecologicamente viáveis. Os aparelhos de ar condicionado, que são utilizados em larga escala em prédios comerciais e residenciais, geram gotejamento de água, derivada da umidade do ar condensado quando o aparelho resfria o ar do ambiente interno. O projeto desenvolvido com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Americano de Guarapari – Rede de Ensino Doctum, visa analisar a viabilidade de instalação de sistema de drenagem nos aparelhos de ar condicionado de instituições para o aproveitamento da água a partir da proposta de coleta dessa água, sendo ela armazenada e utilizada para setores como lavagem e jardinagem.
O UNOi educação nos traz propostas com o tema sustentabilidade. Pensando nisso e aproveitando o mês de março, no qual fazemos menção à importância de economizar água, pensei em uma alternativa singular, porém repleta de significados. Nessa perspectiva, o 2º ano apostou na inovação e construímos um sistema que capta a água do ar-condicionado, evitando assim o desperdício, trazendo economia para a escola e ajudando o meio ambiente. A proposta foi válida a partir do momento que os alunos se apropriaram do projeto e o fizeram com muito entusiasmo e alegria. Poder vivenciar esse momento com meus alunos foi singular e produtivo, me sinto privilegiada ao ver rostinhos tão alegres construindo com suas próprias mãos um objeto que trouxe significado para eles e para toda a escola. Hoje eles retiram a água do capacitor e regam os canteiros da escola, as serventes a utilizam para lavar os corredores, enfim, está sendo encantador vivenciar diariamente este aprendizado. Muitos pais me procuraram para parabenizar e relatar que os filhos agora querem o mesmo sistema em casa; desta forma, fico muito realizada por ter contribuído com um aprendizado cheio de significados.
Este projeto foi embasado na proposta da Cultura Maker, que vem do movimento “faça você mesmo”. Os alunos adquirem conhecimento colocando a mão na massa, levando a teoria para os laboratórios e salas interativas da escola. Por meio da Cultura Maker, os professores têm em suas mãos ferramentas fundamentais para instigar as chamadas competências do século XXI em seus alunos e, principalmente, dar voz a eles no processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes tornam-se protagonistas na evolução dos próprios conhecimentos. “A Cultura Maker é uma base muito importante da escola contemporânea. Por isso, investimos na promoção de ambientes que possibilitem que os alunos produzam para aprender. Criar é se dispor a arriscar, experimentar, investigar, imaginar, voltar atrás, persistir e se permitir errar. Vamos valorizar as tentativas, as falhas e o aprendizado que se conquista coletivamente e pela experiência, com a mão na massa”, destaca Mayra Nascimento, diretora do Colégio Americano de Guarapari.
Utensílios para construir o coletor de água:
– 1 cano de esgoto em PVC nº 100 ou nº 150, dependendo da quantidade de água que quer armazenar;
– 1 lixa para dar acabamento no cano;
– 2 caps ou tampões para cada extremidade do cano, com ligas de vedação;
– 1 torneira de plástico simples para jardim;
– furadeira e broca para madeira chata;
– 1 suspiro plástico para detectar o nível da água no reservatório, reaproveitado do bico da torneira;
– cola epóxi;
– 1 pedaço de mangueira plástica transparente;
– 1 máscara de procedimento cirúrgico ou um paninho fino que tiver em casa, para evitar a entrada de mosquitos no suspiro instalado;
– 1 elástico de borracha;
– 2 braçadeiras no tamanho do cano de PVC que você escolheu;
– 4 parafusos para fixar na parede.
Texto enviado por Karla da Silva Vieira (Colégio Americano de Guarapari – Rede de Ensino Doctum) – professora do Ensino Fundamental I, licenciada em Pedagogia, especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais.