Nos dias de hoje, falar sobre bilinguismo ou educação bilíngue é transcender a aprendizagem de um segundo idioma, principalmente quando falamos sobre esse processo dentro das escolas: requer levar em consideração o ambiente em que as crianças e jovens estão inseridos, que por si só já obedece a uma lógica bilíngue.
Se há alguns anos era possível falar sobre estratégias para aulas de inglês, hoje falamos sobre metodologias para aulas em inglês. Quem conhece o UNOi educação há mais tempo já ouviu essa frase mais de uma vez, mas é sempre válido repeti-la. Para a geração que temos nas nossas escolas hoje em dia, a língua é muito mais um instrumento de comunicação do que um conteúdo em si. Podemos perceber isso em suas atividades diárias, quando jogam online, por exemplo.
É bem possível que a maioria dos estudantes da sua escola tenham mais contato com o inglês no dia a dia do que seus professores, mesmo não tendo a mesma fluência. “A escola não é a única responsável pela criação do conteúdo”, diz Renata Condi. Em sua apresentação no Congresso Internacional de Diretores 2019, realizado em Buenos Aires no mês de junho, ela contou casos e causos sobre sua experiência com o bilinguismo. Confira no vídeo abaixo.