A tecnologia pode ser uma poderosa aliada do processo de aprendizagem, dentro e fora de sala de aula. Existem uma série de recursos que podem ser empregados na escola para aprimorar a troca de conhecimentos entre professores e alunos, muitos deles surgidos apenas nos últimos anos.
Além disso, é inegável a importância da tecnologia para a vida das pessoas, em todos os contextos. Ela é o caminho para a implementação de metodologias ativas, que trazem inúmeros benefícios para o protagonismo dos alunos.
Ao ser utilizada com objetivos claros, a tecnologia gera impactos positivos no desenvolvimento das habilidades e sobretudo no engajamento dos estudantes. É por isso que trazemos a seguir algumas tendências do uso de tecnologia em sala de aula, entendo-as como ferramentas de suporte aos docentes:
1. Realidade virtual e aumentada
São dois tipos de tecnologias distintas, que podem funcionar em conjunto. A realidade virtual é um recurso capaz de criar imagens em 360º com recursos gráficos em três dimensões (3D), gerando uma experiência imersiva. Com ela, por exemplo, o aluno pode vivenciar diferentes época, descobrir como se vivia na idade média, por exemplo, tudo sem sair do lugar.
Já a realidade aumentada possibilita uma experiência interativa onde objetos do mundo real “escondem” informações visuais e auditivas, geradas por computadores. Por exemplo, ao passar o celular sobre um quadro, a tecnologia permite dizer quem é seu autor, de qual ano é a obra e a qual movimento artístico aquela pintura pertence.
2. Comunicação por vídeo
Hoje em dia, 80% de todo o tráfego da internet já é conteúdo gerado em formato de vídeo. Basta observar crianças e adolescentes para constatar essa realidade. Se esse é o formato preferido das novas gerações, por que não adotá-lo em sala de aula, como ferramenta complementar de aprendizagem?
Seguindo esta tendência, é possível oferecer hangouts (debates e transmissões ao vivo), videoaulas, animações e chamadas de vídeo que possibilitem o contato com pessoas de diferentes locais e realidades. Incentivar os alunos a produzirem conteúdo em vídeo, relacionado aos estudos em sala de aula, também pode ser uma maneira de gerar maior engajamento.
3. Material didático digital
Trata-se de uma das principais tendências educacionais. O conteúdo digital, bastante engajador e interativo, traz acesso a leituras complementares, áudios, vídeos, mapas e diversos outros recursos que seriam impossíveis num material didático impresso.
4. Lógica de programação
Compreender o funcionamento de toda a tecnologia ao nosso redor pode servir de recurso para a aprendizagem dos alunos. Aspectos como o raciocínio e o domínio da lógica podem ser potencializados a partir desse estudo, que pode ser aplicado a qualquer contexto
5. Microlearning
O microlearning é uma tendência que se refere a curtos períodos de aprendizagem rápida, geralmente orientados a um objetivo específico. Com o auxílio da tecnologia, é possível potencializar muito do valor do microlearning, como ter contato com aulas rápidas em vídeo, acessar materiais complementares sob demanda, entre outras possibilidades.
Ao conferir as particularidades das principais tendências tecnológicas para a Educação, fica nítido o quanto esses dois elementos são fortes aliados. Basta compreender com precisão as necessidades do seu projeto pedagógico e implementar as soluções adequadas para ajudar nos seus objetivos. E então, qual delas pretende adotar em sua sala de aula?