A cultura maker surgiu a partir do movimento “faça você mesmo”, ou DIY, tendo como base a premissa de que todos somos capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com nossos próprios recursos.
Atividades e projetos maker podem ser implementados pela escola para aproveitar os benefícios que essa metodologia tem a oferecer. É o que possibilita ir além de simplesmente aprender a conhecer para passar a aprender na prática.
Em geral, projetos maker são realizados em um ambiente próprio para isso. Também é fundamental que a estrutura conte com materiais de prototipagem, que costumam ser alicates, cola quente, materiais de eletrônica, entre outros.
Confira a seguir 4 projetos maker que podem ser aplicados em sala de aula na sua escola:
1. Criação de autômatos
Autômatos são máquinas ou dispositivos que funcionam sem a ajuda de eletricidade, como um relógio de corda, por exemplo.
Os alunos podem ser divididos em equipes para utilizar materiais de prototipagem, como cola quente e materiais de eletrônica, para conceber suas produções. É possível estabelecer um tema e convidar os alunos a desenvolverem autômatos relacionados a ele.
2. Representação de histórias
Os recursos maker podem ser utilizados para criar histórias e representar ambientes para tratar de algum assunto específico. Por exemplo, uma abordagem possível é convidar os alunos a criarem uma história relacionada à diversidade da vida na Terra a partir do uso dos materiais de prototipagem.
O objetivo da atividade é que os alunos aprendam a realizar representações de seres vivos e elementos da natureza a partir de seus materiais. Também é importante que consigam estabelecer relações dos seres vivos dentro de ambientes diversos.
3. Processo de invenção
O objetivo é que os alunos vivenciem um processo de invenção através do uso de tecnologias e ferramentas de prototipagem disponíveis para criar suas produções.
Isso possibilita que eles exercitem, de maneira colaborativa e em todas as etapas do processo de prototipagem, o pensamento lateral e a criatividade. Ao idealizar e gerar um artefato tecnológico, os alunos estarão desenvolvendo diversas habilidades comunicacionais e de percepção, desde o esboço até a execução e apresentação do protótipo.
4. Estruturas ocultas
Essa atividade consiste em convidar os alunos a investigarem elementos “escondidos” nas paredes de moradias, os quais permitem o funcionamento de estruturas de uma residência, como sistema de esgoto, acesso a energia elétrica, abastecimento de água, entre outros.
Isso pode ser feito por meio da interação com um kit que representa cada objeto para que os alunos levantem alunos levantem hipóteses e formem opiniões sobre as infraestruturas consideradas básicas para uma moradia.
Essas dicas de projetos maker são apenas o ponto de partida para você começar a introduzir essas atividades no dia a dia da sua escola. Como qualquer outro aspecto de aprendizagem, é necessário pensar no valor de cada atividade para o seu projeto pedagógico e sempre buscar novas referências para aprimorar a sua atuação.