Como o Projeto UNOi incentivou a transformação no Colégio Renovatus, que abraçou a cultura maker e outras iniciativas inspiradoras.
“Toda a movimentação da escola, de uma certa forma, se torna uma instalação artística, porque criam-se possibilidades para que esse aluno vivencie o conteúdo de forma criativa, inovadora e, principalmente, que faça sentido pra sua vida.” – Márcia Corrêa, diretora operacional do Renovatus.
O Colégio Renovatus (Campinas – SP) é uma das escolas parceiras que melhor abraçou o Projeto UNOi. Saindo de um ponto de partida tradicional e conteudista, a escola trabalhou para mudar esse foco e colocar os alunos no centro do processo, proporcionando a eles as ferramentas e habilidades necessárias para seu desenvolvimento.
“Acho que o UNO nos trouxe duas questões fundamentais. Primeiro é essa questão do inconformismo, da gente olhar para o que existia na escola e dizer ‘não, não é essa escola que eu quero’. Um segundo ponto é de mostrar o caminho. Não é um caminho fácil, nunca é um caminho simples, ele é complexo, mas não pode ser feito só pelo UNO. Tem que ser feito sempre desse casamento entre o UNO e a escola.” – Alessandra Campos, gestora educacional do Renovatus.