Desde cedo somos perguntados sobre “o que queremos ser quando crescer?”, envolvendo o nosso pensamento sobre as nossas escolhas profissionais e qual o melhor caminho a seguir, ou qual área/profissão conversa mais com a vida que queremos ter.
Escolher uma carreira não é uma decisão simples nem fácil, mas existem algumas estratégias que podem tornar o momento dessa decisão menos preocupante, ajudando as pessoas a fazerem escolhas mais assertivas e ligadas com os caminhos que elas querem seguir em suas vidas profissionais.
Descobrir a sua vocação profissional, envolve mais do que saber qual carreira você pode seguir, a análise da sua vocação passa por um alinhamento das suas habilidades, paixões e valores pessoais, sendo um resultado que aponta para o seu autoconhecimento como uma forma de compreender qual o melhor caminho a seguir em sua jornada profissional.
No texto a seguir vamos falar tudo sobre vocação profissional, entendendo como descobrir a sua vocação e como a prática do autoconhecimento é essencial nessa definição! Confira.
O que é vocação profissional?
O conceito de vocação profissional busca orientar as pessoas sobre as suas escolhas profissionais e a trajetória da sua carreira, avaliando os seus interesses, habilidades e valores pessoais, para que os indivíduos façam a escolha mais acertada em relação às suas carreiras.
Compreendendo também as aspirações internas e oportunidades externas de cada pessoa, o entendimento da vocação profissional é capaz de trazer um sentido maior de realização pessoal e satisfação profissional.
Mais do que escolher uma carreira, que envolve a realização de uma atividade remunerada com uma série de responsabilidades específicas, a vocação profissional fala mais sobre as paixões de cada pessoa e os seus propósitos e ambições para a vida, funcionando como um verdadeiro guia para as tomadas de decisões futuras.
Seguir a sua vocação profissional é uma forma de viver com maior satisfação e sucesso, permitindo que a sua atuação profissional seja mais gratificante e produtiva em geral, uma vez que suas habilidades são potencializadas e conectadas com os seus verdadeiros interesses.
Como saber qual é a minha vocação?
Existem testes e orientações profissionais que podem facilitar a descoberta da sua vocação profissional. Mas para além dessas práticas, alinhar suas habilidades e interesses às expectativas do mercado é uma forma interessante para encontrar uma carreira que traga realização.
Assim, algumas estratégias podem ser seguidas para descobrir a sua vocação profissional:
Autoavaliação: aprenda a identificar as suas habilidades e interesses, pontuando as coisas que te fazem bem e te motivam no dia a dia, para entender o seu perfil com mais profundidade.
Pesquisa de Mercado: acompanhar as tendências do mercado pode favorecer muito as suas escolhas profissionais, permitindo compreender como as suas habilidades e interesses podem estar ligados com profissões que estão em alta.
Teste Profissional: como dissemos, existem os testes vocacionais que fornecem informações detalhadas sobre o seu perfil e áreas de interesse, ajudando muito nessa compreensão da sua trajetória profissional.
Desenvolvendo Competências: após identificar as suas habilidades e capacidades, você pode aprimorar os seus pontos fortes e adquirir novas competências, que vão te destacar nas suas áreas de interesse através de cursos, workshops e experiências práticas.
Networking: mantenha contatos próximos com profissionais das suas áreas de interesse e se envolva em mentorias, com trocas de experiências, conhecimentos e novas perspectivas constantes sobre as suas áreas de interesse.
Reflexão Contínua: faça sempre uma reavaliação da sua trajetória, entendendo o que pode mudar e evoluir para garantir a sua realização profissional.
Orientação profissional x teste vocacional
Como já falamos sobre os testes vocacionais, vamos apontar aqui mais alguns detalhes sobre essa possibilidade de ajuda para encontrar a sua vocação e a diferença entre o conceito de orientação profissional.
Teste vocacional: ferramenta que ajuda a pessoa a identificar o seu perfil profissional, compreendendo os seus interesses e habilidades, através de perguntas específicas que garantem uma visão inicial sobre as áreas mais conectadas com a personalidade de cada indivíduo.
Orientação profissional: de uma forma mais abrangente e detalhada, a orientação profissional reúne informações sobre o mercado de trabalho, apontando as tendências, exigências e expectativas de cada área profissional, ajudando a pessoa a entender as possibilidades que se conectam com o seu perfil e o seu contexto.
Importância da prática do autoconhecimento
Nesse ponto vale destacar que, para além da descoberta da sua vocação profissional, praticar o autoconhecimento é uma estratégia que favorece toda a sua vida, tanto acadêmica quanto pessoal e profissional.
Na busca por compreender melhor as suas habilidades, qualidades e limitações, somos capazes de tomar decisões mais coerentes com o nosso ritmo, as nossas capacidades e ambições, aumentando a nossa satisfação pessoal e potencializando a nossa produtividade.
O autoconhecimento é também uma prática essencial para controlar melhor as nossas emoções, entendendo os gatilhos emocionais que nos afetam e como podemos lidar de uma forma mais saudável com esses desafios e conflitos.
Papel da família e escola neste processo
Nesse momento da escolha da carreira, mais do que a compreensão da vocação profissional dos estudantes, é essencial o apoio, acompanhamento e orientação da família e da escola, para garantir que os jovens tomem as suas decisões da forma mais tranquila e segura possível.
Quando família e escola se unem para oferecer um ambiente seguro, com orientação e suporte emocional para o jovem no momento da escolha da sua carreira, é mais fácil para ele compreender as suas próprias expectativas e os caminhos que ele quer trilhar.
Através das experiências dos pais e dos professores, o estudante consegue perceber melhor o impacto das suas escolhas e a potência das suas capacidades.
Aceitando mudanças de vocação ao longo da vida
Não podemos deixar de falar que, mesmo com orientação profissional, testes vocacionais e todo o suporte possível para o jovem no momento da escolha da sua carreira, os caminhos podem mudar ao longo da vida, e isso é normal.
Naturalmente nossas vontades mudam com o tempo, assim como nossas habilidades, capacidades e competências podem evoluir ou se alterar durante a vida, tornando mais fácil ou interessante para as pessoas fazer uma mudança de carreira.
Seja para trabalhar em outras áreas do seu conhecimento e desenvolvimento, tentar novos caminhos de sucesso ou apostar nas suas vontades, mudar de carreira é algo natural e deve ser normalizado e aceito.
Lembre-se: a carreira não precisa ser uma decisão definitiva. Para muitos jovens o momento de fazer essa escolha é torturante, porque não queremos nos ver fazendo a mesma coisa pelo resto da vida. Por isso, vale manter em mente esse pensamento que os caminhos podem e provavelmente vão mudar com o tempo.
Como a UNOi prepara os estudantes para o futuro?
A UNOi forma estudantes para os desafios do futuro, para profissões que talvez ainda nem existam, para desafios que ainda não sabemos que eles irão enfrentar, formando seres humanos plenos para serem capazes de se desenvolverem em ambientes e situações diversas.
Para isso, durante o Ensino Médio, onde os estudantes se envolvem diretamente com a escolha da sua carreira, a UNOi trabalha com um dos mais importantes pilares do Novo Ensino Médio, o Projeto de Vida, para auxiliar os alunos a identificar seus interesses, desenvolver suas competências e definir objetivos para o seu futuro.
Nessa linha, a UNOi desenvolve uma proposta com três rotas, uma para cada série do Ensino Médio, trabalhando respectivamente: Autoconhecimento e identidade; Vida em sociedade; e Mundo do trabalho.
Dessa forma, a UNOi forma mais do que estudantes preparados para o mercado de trabalho. Da instituição de ensino para toda a vida: garantimos aprendizados que moldam cidadãos conscientes e responsáveis!
Conclusão
Nesse texto nos familiarizamos com o conceito de vocação profissional, uma estratégia voltada a ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais assertivas e ligadas com os caminhos que elas querem seguir em suas vidas profissionais.
Especialmente benéfica para os estudantes que estão finalizando a Educação Básica e precisam escolher um caminho para a sua graduação ou para já entrar no mercado de trabalho, a descoberta da sua vocação profissional envolve mais do que saber qual carreira você pode seguir, ela reúne as suas habilidades, paixões e valores pessoais, para compreender qual o melhor caminho a seguir em sua jornada profissional.
Assim, entendemos que seguir a sua vocação profissional é uma forma de viver com maior satisfação e sucesso, permitindo que a sua atuação profissional seja mais gratificante e produtiva em geral, uma vez que suas habilidades são potencializadas e conectadas com os seus verdadeiros interesses.
Vimos também, que nesse momento da escolha da carreira, mais do que a compreensão da vocação profissional dos estudantes, é essencial o apoio, acompanhamento e orientação da família e da escola, para garantir que os jovens tomem as suas decisões da forma mais tranquila e segura possível.
Por fim, relembramos que não existe uma única escolha, definitiva para a vida profissional. As vontades e os caminhos mudam com o tempo. Se hoje a sua vocação é para uma área ligada à saúde, no futuro ela pode estar ligada à tecnologia e isso é normal.
Não leve esse momento de decisão profissional como uma experiência torturante que vai limitar as suas escolhas futuras. Está tudo bem mudar a sua trajetória!